Diabetes

O que é
É uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebradaem partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há glicose no sangue, mas ela não jogada fora sem ser utilizada.

 

Auxilio Nutricional

O tratamento dietético em diabéticos é um aspecto fundamental para manter a glicemia em níveis adequados. O plano alimentar pode ser feito por três métodos:

1- Método de substituição: Os alimentos são agrupados de acordo com valores similares em calorias, carboidratos, proteínas e gorduras permitindo que alimentos do mesmo grupo sejam substituídos;

2- Método do índice glicêmico: Os alimentos são classificados pela extensão do aumento dos níveis glicêmicos em comparação com um carboidrato padrão, no caso o pão:

  • Índice glicêmico baixo. Exemplo: massas, cereais não industrializados, feijões assados, produtos lácteos, frutas e açúcares.
  • Índice glicêmico elevado (maior que 70). Exemplo: pão, cereais do desjejum e batata;

 

3- Método de contagem de carboidratos: Os alimentos são classificados pela quantidade de carboidrato, independente da fonte (açúcar ou amido). Pode ser encontrado de duas formas:

  • Gramatura encontrada nos rótulos dos alimentos ou em manuais de gramatura de carboidratos;
  • Substituição por grupo de alimentos.